Corpetes, espartilhos, corset ou coselet?

16:42 0 Comments A+ a-

Normalmente usados para modelar a cintura, corpetes, espartilhos, corsets e corselets, são peças com grande importância no vestuário feminino. No entanto, estas possuem formas e características bem parecidas, e acabam sendo confundidos pelas mulheres que possuem o desejo de se sentir mais bonitas e/ou sedutoras. Para conhecer melhor as diferenças entre esses modelos e suas finalidades, confira!

CORPETE
A opção mais democrática entre os quatro modelos, o corpete, ao contrário de muitos outros modelos,  não se trata de uma peça de lingerie. Ele é inspirado no corset, mas se trata de uma blusa com barbatanas (na maioria das vezes, de plástico), fechadas com zíper.



CORSET
Uma lingerie, o corset  tem sua base muito similar à do corpete. Porém, possui uma estrutura firme e rígida, resultando então, tanto da colagem de tecidos e entretelas quanto da introdução de barbatanas para a sustentação, que mostra a principal diferença entre essas duas peças. Muito comum no vestuário do século XV, ele é caracterizado também pelo cruzamento de fios, fitas ou cadarços transpassados em ilhoses nas costas garantindo o ajuste perfeito e tão apertado que marcou o uso dessa veste durante anos, até que, adaptações mais anatômicas surgissem no mercado. Pode ser sobreposto a blusas e tops, com a finalidade de marcar bem a cintura.



CORSELET
De corte mais solto e de tom mais casual, o corselet é  entre os quatro modelos citados, o que se mostra menos rígido. Ainda que seja acinturado, ele não foi desenvolvido com a finalidade de reduzir medidas como o corset. Pode ser encontrado em variações fetichistas elaboradas com barbatanas de plástico e confeccionadas em malhas.


ESPARTILHO
O espartilho, é a versão mais atual dos quatro, inspirado nos shapes básicos e no visual sexy do corset e do corselet. Apesar de manter a mesma modelagem, ele apresenta uma quantidade menor de tecidos e, portanto, é menos rígido e estruturado.